Como um projeto de arquitetura pode aumentar a lucratividade do seu negócio

Como um projeto de arquitetura pode aumentar a lucratividade do seu negócio
Fonte: Pexels

Como um projeto de arquitetura pode aumentar a lucratividade do seu negócio

O mercado está cada vez mais disputado e a transformação digital oferece diversas opções para os clientes que desejam comprar sem sair de casa. Dentro desse cenário, o comércio tradicional, pautado em espaços físicos, não deve focar apenas no produto, já que isso não será o suficiente para atrair seu público-alvo de maneira eficaz.

Assim, é necessário pensar na experiência do cliente dentro do seu espaço, fazendo com que estar na sua loja seja um diferencial competitivo de seu negócio. E para suprir essas demandas a Arquitetura Comercial trabalha com acessibilidade, disposição dos móveis, iluminação, cores, sons e cheiros que além de construírem um espaço agradável, fortalecem a identificação do consumidor com a sua marca.

 

Além da estética

 

Sem dúvidas, o visual do seu ambiente é muito importante. Ele é responsável por causar o primeiro impacto positivo no consumidor e convidá-lo para conhecer seus produtos e serviços, portanto não negligencie um bom projeto de fachada e de interiores. Porém, além do fator estético temos outros pontos que precisam ser considerados no processo de decisão de compra do seu cliente.

 

Organização do espaço

 

A disposição interna deve levar em conta o fluxo dos consumidores. A dica é se colocar no lugar do cliente e buscar ter uma visão geral do estabelecimento. Os setores estão bem divididos? Os produtos estão visíveis? Qual a rota que o consumidor percorrerá dentro da loja?

A ideia principal nesse ponto é focalizar na experiência do cliente, é fazer com que ele encontre o que procura.

É comum posicionar os itens mais procurados no fundo do ambiente de forma que fiquem visíveis, isso fará com que o cliente, até chegar nesse produto, entre em contato com os demais produtos da loja. Já os artigos mais baratos podem ser posicionados próximo ao caixa, pois muitas das vezes os compramos por impulso.

 

Circulação e Acessibilidade

 

 A circulação é parte fundamental de um projeto comercial, portanto seja generoso com os espaços livres. Esses espaços, além de permitirem o percurso do consumidor dentro do estabelecimento, permitem que o cliente pare em frente dos produtos.

É recomendado que os corredores no interior do estabelecimento tenham no mínimo 1,50 m de largura, isso permitirá uma boa circulação, inclusive possibilitará que cadeirantes consigam circular tranquilamente ao lado de uma outra pessoa.

 

Iluminação

 

A iluminação do seu estabelecimento comercial, assim como o layout (disposição do espaço) deve ser pensada com muito carinho. Um bom projeto de iluminação leva em conta aspectos como: a reprodução adequada das cores dos objetos (fundamental em lojas que trabalhem com a venda de artigos de moda), permitir a leitura e melhorar a visualização dos detalhes de cada produto.

Além disso, a iluminação também é relevante por ter um efeito psicológico sobre o humor do cliente. É possível produzir sensações positivas como aconchego, conforto e limpeza, que certamente favorecerá a experiência do consumidor em seu ambiente. Caso a iluminação não seja trabalhada corretamente, o resultado pode não sair como o esperado, gerando um efeito contrário que afastará as pessoas do local.

Um bom projeto de iluminação não precisa ser extremamente caro, o mercado oferece produtos para as diversas demandas. Você pode precisar de spots de luz para destacar determinado produto, iluminação difusa para iluminar o ambiente ou fitas de LED que são muito versáteis e se encaixam em várias situações.

 

Cores

 

As cores trabalham em conjunto com a iluminação, e como apresentamos anteriormente, elas podem alterar visualmente a percepção que o cliente tem do espaço.

Alguns estudos, como os de Marie Louise Lacy, foram dirigidos a compreender o que acontece com a percepção humana frente a cores, imagens e palavras. Eles constataram que, os clientes ficam agitados, com pressão sanguínea mais elevada, quando expostos a cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) e quando se deparam com cores frias (verde e azul), ocorre o processo inverso, os consumidores se acalmam.

 

Cheiros e sons

 

Você já deve ter percebido que existem diversos fatores que influenciam na experiência de compra do seu cliente dentro do seu estabelecimento. E que trabalhar cada um deles é fundamental para o sucesso do seu negócio. Agora vamos te apresentar mais dois pontos para você se atentar ao pensar o seu ambiente.

A música é um instrumento e tanto, ela ajuda a reduzir incertezas na hora da compra, seduz muitos jovens e pode influenciar no tempo que os clientes passam dentro da loja. Um cheiro também pode provocar emoções, desencadear memórias e alterar a percepção das pessoas durante o momento de compra.

A pesquisadora Brenda Soars, por exemplo, percebeu em um de seus estudos que as vendas de vestuário feminino duplicaram em casos que foram utilizados “aromas femininos” no ambiente de loja, é o caso da Melissa.

A Melissa é uma marca de calçados brasileira que utiliza do olfato para afetar a decisão de compra do cliente.É muito provável que você saiba do que estou falando, e já teve a oportunidade de conhecer o famoso cheirinho de Melissa.

Um comércio que opta por tal estratégia cria uma identidade olfativa, possibilitando que o consumidor relacione o cheiro à marca. Isso pode provocar uma maior aproximação, uma vontade de permanência e a intenção de prolongar sua relação com a marca.

 

Para quem busca se destacar no mercado, um projeto comercial que potencialize o a experiência do cliente é uma das etapas mais importantes para ampliar a lucratividade do seu negócio. A ArqJr. realiza projetos de arquitetura comercial, fachada e interiores e pode participar, ao seu lado, da transformação do seu negócio.

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Ouro Preto, Janeiro de 2020

Referências: O PODER DO AROMA NO MARKETING SENSORIAL (Júlia Graça Bardanachvili)

                   O PODER DAS CORES NO EQUILÍBRIO DOS AMBIENTES ( Marie Louise Lacy)

 

 

 

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