Como funciona um Projeto de Arquitetura?

Como funciona um Projeto de Arquitetura?
Fonte: Pexels.com

Nossas etapas do Projeto de Arquitetura:

 

Você está pensando em contratar um escritório de arquitetura e marca uma reunião para orçar seu projeto. Chegando lá, o arquiteto começa a te bombardear com dezenas de nomes que você não faz ideia do que significa: briefing, anteprojeto, projeto legal, e a lista continua. Em seguida você recebe um papel com o valor do projeto. E fica em silêncio.

 

Afinal, o que você está comprando? Será que você realmente precisa de todos esses serviços?  Você vai receber tudo o que precisa?

 

Fica tranquilo, nós te entendemos. Nesse post iremos te apresentar nossas etapas do projeto de arquitetura e o que é realizado em cada uma delas.

 

1.  Levantamento e briefing

 

Conversa inicial, para que possamos entender as necessidades e anseios do cliente para o projeto. Nessa fase são realizadas medições no local, conferência de desenhos preexistentes e são definidas as diretrizes para o projeto.

 

2.  Estudos Preliminares

 

A partir do estudo da Legislação Municipal e do terreno são desenvolvidas as primeiras ideias. São produzidas imagens e desenhos básicos para ilustrar essas soluções iniciais para o projeto.

 

3.   Anteprojeto

 

O anteprojeto é uma etapa crucial para validar essas ideias. Desenvolve-se o projeto básico, representações em perspectiva (3D) e são definidos os materiais e elementos construtivos. Esse conjunto de materiais é apresentado ao cliente para análise e aprovação. Caso não seja aprovado, o processo se repete para que as alterações solicitadas pelo cliente sejam realizadas.

 

4.   Projeto Legal

 

Produção dos desenhos que serão encaminhados para a prefeitura. Nessa etapa são emitidas as documentações para a liberação de alvará para a obra em questão.

 

5.   Projeto Executivo

 

Detalhamento da versão final do projeto. O memorial descritivo também é produzido, sendo este um descritivo com especificações que auxiliam no planejamento financeiro e na execução da obra. Nessa etapa também são feitas as compatibilizações com os demais projetos complementares, como os projetos elétrico e hidráulico.

 

Caso tenha alguma dúvida relacionada ao projeto de arquitetura, nos mande uma mensagem ^^

Fundo do rodapé

Contatos

Redes Sociais

Feito com ♥ por Visão Tecnologia e Sistemas