Como a iluminação natural valoriza o ambiente

Como a iluminação natural valoriza o ambiente
Fonte: Pexels

Como a iluminação natural valoriza o ambiente

 

Você já entrou em um ambiente e imediatamente sentiu uma sensação de bem-estar?

Um dos principais fatores para isso é a iluminação natural. A luz natural pode ser mais importante do que você imagina. A seguir, você entenderá melhor do que estamos falando.

 

Valorizar e embelezar um espaço:

 

A luz é fundamental para que a arquitetura possa ser experimentada, sentida ao máximo. A iluminação natural pode deixar os espaços mais elegantes, confortáveis e aconchegantes.

O uso correto da luz solar pode enfatizar a decoração do seu ambiente, seja destacando as cores, criando contraste no ambiente, sombras e trazer à tona a beleza das plantas.

 

Saúde e bem-estar:

 

A iluminação natural pode colaborar para um estilo de vida mais saudável e que seja gentil com sua saúde, tanto mental quanto física.

Os trabalhos de Boye, por exemplo, nos mostra a influência da luz sobre nossa saúde, nosso estado de ânimo e a importância de se pensar a iluminação dos espaços.

A influência da luz sobre a saúde pode ser vista na SAD - Seasonal Affective Disorder – uma forma particular de depressão, que ocorre principalmente no hemisfério norte no período do inverno. Durante essa época do ano, onde os dias são mais curtos e as noites mais longas, a escassez de luz solar provoca nos indivíduos sentimentos de depressão, melancolia, irritabilidade, entre outros.

A luz também influencia no ciclo do sono. Estudos* demonstram que a exposição intensa à luz durante o período da manhã pode ajudar a regular o ciclo do sono. Tomar um banho de sol ao acordar pode te ajudar a despertar e se expor ao sol no final da tarde pode auxiliar no processo de descanso.

 

Aumenta a produtividade:

 

Você já se perguntou o motivo pelo qual muitos dos imóveis comerciais são rodeados por janelas?

Isso pode ocorrer por um fator estético, mas na maioria dos casos é justamente para se aproveitar da iluminação como aliada na produtividade dos funcionários.

Nicklas e Bailey, em 1997, realizaram algumas pesquisas comparando o rendimento escolar dos alunos em diversas condições de iluminação. Após diversas análises, os autores concluíram que, embora existam outros fatores que influenciam no desempenho escolar, estudantes que frequentam escolas com iluminação natural adequada parecem ser beneficiados por estarem nesse ambiente, obtendo maior nota em testes de matemática e leitura.

 

Você pode economizar no fim do mês:

 

Você tem ideia do quanto você consome de energia elétrica com a iluminação do interior da sua residência?

Cerca 10 a 15% da conta de eletricidade no final do mês é destinado à iluminação. É bastante, não é?

Talvez pela força do hábito, muitos de nós somos acostumados a acender lâmpadas, luminárias ou outros dispositivos de iluminação, em momentos desnecessários como na parte da manhã ou da tarde, justamente quando os raios solares estão mais abundantes.

Você pode pensar seu espaço de forma a aproveitar melhor esses momentos, deixando a que a luz solar entre. Aproveitar os recursos naturais, como o sol e vento, são ótimas formas de se economizar energia elétrica, sem falar que essas atitudes contribuem para um estilo de vida mais amigável para a natureza.

 

Muito obrigado pelas dicas, mas como aplicar?

 

Portas e Janelas de Vidro: Talvez seja a forma mais comum de se trazer luz para seu espaço. Elementos em vidro fazem toda a diferença na hora de levar iluminação natural para seu ambiente.

CUIDADO! Caso essas aberturas não sejam adequadamente pensadas pode haver um sobreaquecimento no local. Para que isso não aconteça, procure um profissional para te orientar.

 

Cortinas: São uma ótima opção para controlar a claridade. Especialmente, as cortinas translúcidas permitem um controle mais preciso da entrada de luz natural em sua casa. Em salas ou quartos, ajudam a valorizar a luz natural e ainda são peças chave na decoração do ambiente.

Você também pode instalar um blackout juntamente à cortina. Nesse caso você criará um ambiente escuro, sendo muito útil em ambientes privativos, como os quartos.

 

Elementos vazados: Esses são meus preferidos! Você pode permitir que a luz natural entre em sua casa por meio de elementos vazados, como por exemplo os cobogós. Lembra que falei da ventilação natural na parte da economia? Então os cobogós, além da luz natural, permitem a ventilação natural e são elementos que, se utilizados da forma correta, valorizam muito seu espaço.

 

Cores claras: Se você seguiu as dicas acima, mas mesmo assim seu espaço ainda não está tão iluminado quanto gostaria, você pode recorrer às cores claras, principalmente das paredes do ambiente. As cores mais claras, além de darem a impressão de amplitude ao ambiente, são cores que refletem a luz, por isso são uma ótima ferramenta para iluminar naturalmente o local desejado.

 

Nesse texto apresentei alguns benefícios de trazer a luz do sol para seu ambiente, sejam esses benefícios para quem deseja economia, produtividade e principalmente saúde e bem-estar. Espero que tenham gostado! Caso precise de ajuda para encontrar as melhores soluções de iluminação natural para seu espaço, entre em contato conosco, a ArqJr. pode te ajudar.

Ouro Preto, Fevereiro de 2020

 

Referências:

*A Literature review of the effects of natural light on buildings occupants – Edwards, L. , Torcellini

 Analysis of Performance of Students in Daylit Schools – Nicklas, Michael H., Bailey, Gary B.

 

 

 

 

 

 

Fundo do rodapé

Contatos

Redes Sociais

Feito com ♥ por Visão Tecnologia e Sistemas